Amigo ou Inimigo de Deus

 

Somos amigos ou inimigos ?

Texto: João 15:13-15

"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.  Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.  Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer."

 

Gostaria de começar fazendo duas pergunta a você?

1º Quem é Deus para você? - Quem é Deus na sua vida, no seu dia-a-dia, no seu cotidiano?

2º Quem é você para Deus? O que Deus diria de você se lhe fosse perguntado?

 

 

Você se considera uma pessoa bem próxima de Deus? Uma pessoa intima de Deus?

Existem pessoas que não são amigas de outras, no entanto não são inimigas. Com relação a Deus é diferente. A bíblia afirma que ou somos amigos ou inimigos de Deus. Com relação a Deus não existe meio termo, ou somos amigo ou inimigo de Deus.

Rm 5:10 - "Porque, se nós, quando inimigos"

Que tempo é esse que Paulo declara "quando". O versículo 8 dá essa resposta. "Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."

O tempo da inimizade era o tempo em que vivíamos sem Deus, ou o tempo da inimizade é agora se você está vivendo sem Deus, sem Jesus na sua vida.

Inimizade -  odioso, detestável,  hostil, que destesta e se opõe a outro usado de pessoas que estão em inimizade com Deus pelos seus pecados opondo-se (a Deus) na mente,  pessoa hostil,  alguém hostil do diabo que é o mais amargo inimigo do governo divino.

O pecado gerou uma inimizade de Deus e o homem, gerou uma separação "morte espiritual". O pecado tornou o homem detestável para Deus.

As pessoas muitas vezes declaram conhecer a Deus, dizem que Deus está nos seus corações. Dizem que são amigas de Deus. Será que é assim mesmo?

As suas próprias ações mostram que não, elas são inimigas de Deus, elas não se importam com o que Deus diz, com que Deus nos manda fazer. Todos que vivem sem se importar com o que Ele diz, com que Ele manda, são inimigos de Deus.

 "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando"

Muitas vezes nós como crentes temos colegas descrentes, que nos respeitam como crentes, muitas vezes nos admira, no entanto quando convidamos para ir a igreja ou fazer um estudo bíblico elas rejeitam, mas tenha uma coisa em mente, elas não estão rejeitando você e sim Deus, por que as pessoas tem aversão a Deus, a seus mandamentos.

Com já disse: ou seguimos a Deus ou não seguimos, ou obedecemos a Deus ou vivemos deliberadamente na carne. Romanos 8:7  "Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar."

Esse pendor para carne, para o pecado é algo hostil, detestável que separa o homem de Deus. A maioria das pessoas vivem uma realidade errada, acham que são intimas de Deus, mas na verdade são inimigos declarado com suas vidas.

Essa é uma realidade que muitos não querem enxergar, essa é uma realidade muito seria.

É impressionante como podemos comprovar essa verdade na vida das pessoas que vivem sem Jesus. As pessoas tem uma verdadeira a versão a Deus. Quando suas vidas são confrontadas com a palavra de Deus elas ficam revoltadas, e não querem se submeter a Deus de forma nenhuma. E assim agindo declaram abertamente que são inimigas de Deus.

Os  inimigo de Deus  não são apenas aqueles que dizem que Ele não existe, mas é todo aquele que não obedece a sua palavra.

 

"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando"

Nesse texto o que significa a palavra "amigo"?

Philos - Amigo, pessoa bem próxima, aquela que presta serviço. - "um dos amigos do noivo que em seu favor pediu a mão da noiva e prestou a ele vários serviços na realização do casamento e celebração das núpcias"

A bíblia faz menção de  uma pessoa que foi chamada de "amigo de Deus"

 

Tiago 2:23  "e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus."

A obediência de Abraão a Deus o fez amigo de Deus. A obediência é o principio para termos um laço intimo com Deus.

Gênesis 15:6  Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.

Abraão foi chamado amigo de Deus, hoje através de Jesus Cristo você também pode ser esse privilegio.

Rm 5:10 - "Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;"

Podemos chamar essa benção de o "ministério da reconciliação".

2 Coríntios 5:17-20  "a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação."(19)

Reconciliação - trocar; cambiar, por exemplo,  moedas por outras de valor equivalente

reconciliar (aqueles que estão em divergência) voltar a ter o favor de, ser reconciliado com alguém  receber alguém em favor, reconciliar.

 

Através de Jesus Cristo conseguimos a reconciliação com Deus. A fé em Jesus quebra a inimizade do homem com Deus. Cristo nos uni a Deus.

 

Como está a sua vida? Você tem vivido uma vida de obediência?

Ou você não tem se importado com os mandamentos de Deus?

No Amor - Fellip Miranda